quarta-feira, 8 de julho de 2009

DICAS: BACK VOCAL

DICAS PARA O BACK VOCAL
fonte
: www.fruto
sdoespírito.com.br (site do Daniel Souza, matéria escrita pelo Ronaldo Bezerra)


Para quem não sabe, Back Vocal é a função desempenhada pelo côro de pessoas que acompanham uma Voz líder em um uma música (Lead Vocal). É a turma que faz os arranjos vocais ao fundo enquanto o solista canta. Tal trabalho abrilhanta muito mais uma canção.
Invista em Back Vocals em seu grupo de música. É um instrumento poderoso para dar mais beleza às canções executadas na igreja.

Há uma diferença entre o Back Vocal e o Coral, apesar de os dois trabalharem com vozes e arranjos também. Normamlemente em peças direcionadas para coral, 4 naipes de vozes trabalham juntas, podendo ou não terem solistas, duetos, trietos e etc. Normalmente atuam sob a regência de um maestro. O Back Vocal, normalmente atua nos arranjos de canções onde há uma Voz Líder que leva a maior parte ou toda a canção à frente. É importante o Back Vocal entender o seu precioso papel e também o da Voz Líder. Para que tudo corra em harmonia é preciso ter afinação e cumprir a meta ensaiada e fazer os arranjos e vozes que foram distribuídas sem nunca tentar concorrer com a Voz Líder. Tal regra é muito respeitada nos corais e por isso há uma beleza de harmonia entre os naipes de vozes.

Claro que uma canção pode ser executada somente com uma Voz Líder, mas ela fica ainda mais gostosa de ser ouvida quando há arranjos para Back Vocal. Mas não se deixe enganar, há canções que colocar muitos arranjos de Back Vocal faz a música ficar cansativa ou muito carregada. Tente conduzir com criatividade e na dosagem certa os arranjos de Back. Você irá supreender-se quando perceber que os Uh Uh, Ah Ah, quando colocados na hora certa e na dose certa fazem a música se tornar algo belo e contagiante!


Segue algumas considerações escritas pelo músico Ronaldo Bezerra da Comunidade da Graça.

1- O "back vocal" apesar de ser um grupo de pessoas, é um instrumento só, e como tal, é necessário estar no contexto do arranjo geral. Não pode ser um instrumento solto.

2- Procure atingir nos ensaios, o equilíbrio de voz entre todos. É necessário timbrar as vozes e estar atento à afinação.

3- Procure cantar dentro da sua tessitura (extensão vocal). Faça divisão de vozes, pois isso enriquecerá a música.

4- Fique atento aos sinais do dirigente de louvor para não cantar outra parte da música atrapalhando assim, o fluir do cântico.

5- Desenvolva expressão quando estiver cantando.

6- Cuidado com os improvisos, pois em excesso podem se tornar cansativo e ao mesmo tempo atrapalhar o dirigente.

Ronaldo Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário